AGENDA

Outubro 2017
SeTeQuQuSeSaDo
 
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
« Setembro Novembro »

Mensagem do Presidente

Julho 11, 2015 11:24

Encaramos o Desporto como uma das prioridades do Município de Valongo, que se assume como um parceiro das associações desportivas que têm a responsabilidade de promover a prática desportiva.

O Desporto é uma poderosa ferramenta de formação de Homens e Mulheres, que desempenha um importante papel social e cultural, complementar às suas dimensões desportiva e económica. É um instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo, que proporciona aos praticantes, sobretudo aos mais jovens, diversos e vastos tipos de experiências sociais e culturais. A atividade desportiva constitui também uma oportunidade para o divertimento e o convívio com outras pessoas, que não devemos descurar.

Consciente desta realidade e do dinamismo das associações concelhias, o Município de Valongo tem assumido a responsabilidade de apoiar o desporto, através da melhoria dos equipamentos desportivos e do apoio direto à formação desportiva das camadas jovens, através de contratos-programa.

Fruto deste esforço, o concelho de Valongo orgulha-se cada vez mais de todos os atletas federados e não federados, e dos campeões e campeãs em diferentes escalões e modalidades, destacando-se em diversas modalidades tal como no Hóquei em Patins, no Ciclismo, no Basquetebol, no Karaté e no Taekwondo.

Valongo é o primeiro destino metropolitano no que respeita à prática de desportos ao ar livre. Por isso estamos empenhados na criação de um circuito homologado de BTT e de Trail Running, dado que a morfologia geográfica da região de Valongo é propícia à prática de desportos ao ar livre e de natureza. É aqui a primeira porta de entrada do Parque das Serras do Porto, que estando sedeado em Valongo congrega territórios dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo.

Para que o desporto passe também a fazer parte do quotidiano da população, estamos a trabalhar para criar percursos pedonais urbanos para caminhadas e corridas.

É por tudo isto que é nossa obrigação defender e estimular a prática desportiva junto de toda a população, mas sobretudo junto das nossas crianças e dos nossos jovens que são o futuro e a esperança da nossa comunidade! 

 

José Manuel Ribeiro

Presidente da Câmara Municipal de Valongo 

Partilhe:
Tag: